Tratamentos

Depressão

Depressão ou transtorno depressivo maior é uma doença comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. Contudo, felizmente também é tratável.

A depressão provoca sentimento de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é um transtorno psiquiátrico que afeta cerca de 1% a 2% da população mundial. Como em outras doenças afetivas, ele provoca uma mudança drástica no comportamento e nas relações sociais do indivíduo, afetando sua funcionalidade. Uma pessoa com a doença alterna fases de depressão (alguns casos graves com ideações suicidas) com outros de momentos (hipo)maníacos, de incontrolável euforia.

Ansiedade

Distúrbio de saúde mental caracterizado por sentimentos de preocupação, ansiedade ou medo que são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias.

Síndrome do Pânico

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento.

Os episódios de pânico acarretam intenso sofrimento psíquico com modificações importantes de comportamento devido ao medo da ocorrência de novos ataques. Isso faz com que os pacientes procurem as emergências médicas em busca de causas orgânicas que expliquem seus sintomas.

Fobias

A Fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, a ansiedade que uma pessoa fóbica sente é desproporcional à circunstância em si.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos.

O TOC costuma se concentrar em temas como o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. Os sintomas geralmente começam de modo gradual e variam ao longo da vida.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

Um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador.

A condição pode durar meses ou anos, com gatilhos que podem trazer de volta memórias do trauma acompanhadas por intensas reações emocionais e físicas.

Transtorno de Personalidade (Borderline, Antissocial, Histriônica, Narcisista, Dependente)

Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que a pessoa tem um padrão global e inflexível de comportamentos estáveis e duráveis ao longo do tempo, e que estão fora das normas culturais, que se desenvolve na adolescência ou no início da vida adulta.

Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.

E tem como características:

  • Exaustão física e emocional;
  • Cinismo e desapego;
  • Sentimentos de ineficácia e falta de realização.

Problemas Familiares

Famílias podem apresentar problemas facilmente identificados como por exemplo: dependência química, agressividade, abusos etc. Entretanto, também podem apresentar problemas que nem sempre são percebidos numa primeira análise como: comportamentos sutis de rejeição, experiências não tão intensas, mas repetitivas de dominação, dependência emocional, relacionamento toxico etc.