GAIP 

Grupo de Apoio Integral a Pessoa

Especializações: Serviços em Psicologia

 

Psicologia Oncológica

 

A freqüência do câncer a natureza do adoecimento bem como o imaginário social a ele ligado são variáveis relevantes que justificam uma abordagem integral do paciente e seu universo de relações.

 

Pacientes oncológicos deprimidos aderem menos aos tratamentos propostos, piorando seu prognóstico.

 

A qualidade de vida fica comprometida, acelerando um ciclo vicioso de desesperança que pode interferir até mesmo na resposta da medicação ministrada.

 

 

Luto

 

Todos nós enfrentamos em algum momento algum tipo de crise. A palavra crise na língua chinesa pode significar duas coisas: perigo ou oportunidade.

 

Interessante notar que a mesma palavra tem 2 significados tão diferentes e tão contrastantes.

 

As perdas em geral como o divórcio, desemprego, migração forçada, morte de um animal de estimação, esterilidade/

infertilidade e as perdas envolvidas na recuperação de um câncer, emprego, acidente, problema financeiro, enfermidade podem se caracterizar como crise, entretanto talvez nenhuma outra situação seja tão difícil de enfrentar como a do luto.

.

 

 

 

Transtorno de Humor (Depressao & Ansiedade)

 

Estima-se que o Transtorno Depressivo Maior (TDM) ocorra entre 3% a 5% da população geral, e em torno de 5% a 10% entre pacientes ambulatoriais e entre 9% a 16% em pacientes internados.

 

A Organização Mundial de Saúde prevê que o TDM será a primeira ou segunda maior causa de comprometimento funcional em 2020. Quanto ao sexo, sabe-se que episódios depressivos ao longo da vida são mais frequentes em mulheres do que em homens.

 

Segundo dados recentes da National Comorbity Survey (NCS), a prevalência de TDM foi de 17,1% para a população geral, sendo 21,3% para o gênero feminino e 12% para o masculino.

 

 

 

 

 

Familia

 

O sistema familiar é como um ser vivo que, assim como a pessoa individualmente, passa por um processo de crescimento para atingir níveis de maturidade.

 

Para atingir esta maturidade, esta evolução, a família enfrenta diferentes estágios e, em cada um deles, existe uma complexidade de papéis que cada membro da família terá que desempenhar, uns em relação aos outros.

 

É como um sistema de relações que opera de acordo com certos princípios básicos e que evolui no seu desenvolvimento, de um modo particular e complexo determinado por inúmeros fatores